quarta-feira, 7 de julho de 2010

Capitães da areia - Jorge Amado





Se você tem na tua cabeça a ideia de que 'todo clássico é chato', esta é a chance de desfazê-la!
Escrito pelo brilhante Jorge Amado, o livro conta a história de menores abandonados que tem que superar seus medos todos os dias, um velho trapiche abandonado lhes serve de casa e a rua de palco para suas inúmeras aventuras.
Os meninos acabam tendo que roubar para sobreviver,e sofrem um preconceito diário por parte de todos, impossibilitando assim que mudem de vida.
Sem família eles acabam se apegando uns aos outros e constituindo uma grande família de amigos, a partir daí, histórias de lealdade e companheirismo aparecem aos montes.
Falando assim, até parece uma obra infanto-juvenil, pode até ser, mas é muito mais do que isso.Há uma crítica muito forte ao sistema da época(que permanece até hoje, por isso a obra se mantém tão atual), a diferença de classes sociais fica escancarada, o descaso do governo, das pessoas e do clero também.
Durante a narrativa, há a entrada de uma menina ao grupo de meninos, nesse momento é perfeitamente notável a falta que todos eles sentem de uma mãe, isso faz com olhemos a nossa com outros olhos, lhe dando o devido valor.
Uma das partes mais emocionantes do livro é quando J. Amado consegue descrever de uma forma incrível a alegria dos meninos ao andar em um brinquedo de um parque.Algo que para nós parece uma coisa tão simples..
A obra já virou filme, mas de um diretor americano, talvez por isso não tenha dado muito certo.No entanto, este ano, vai virar filme outra vez, mas agora será dirigido pela neta do autor, como eu sempre digo que é melhor ler o livro primeiro e depois ver o filme, talvez seja a hora exata de se encantar com essa maravilhosa e emocionante história.
Creio que o objetivo desse livro quando foi escrito, era fazer com que as pessoas abrissem os olhos para essa realidade, o que podemos ver que não aconteceu, mas quem sabe você, depois de ler, não comece a encarar os menores abandonados com outros olhos?Será que dá pra condenar todas as pessoas que fizeram mal aos meninos durante a obra e continuar de olhos fechados para o menino que vende bala no sinal?

10 comentários:

  1. Talvez a maior obra sobre o tema crianças abandonadas!
    Pernonagens fantasticos!
    Sem-Pernas no capitulo sobre a familia, e o fim desse personagem!!!
    O camarada Pedro Bala, a evolução desse personagem!!!
    O Carrossel.

    ResponderExcluir
  2. por se tratar de crianças vivendo a margem da sociedade, infelizmente, é um tema ainda atual.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, tudo bom?Estou seguindo o seu blog.Eu tenho alguns blogs,dá uma olhada neles.Este é um novo, o mesmo assunto que o seu blog.
    http://marcellandlivros.blogspot.com/ (Blog sobre livros)

    ResponderExcluir
  4. Bacana um blog que fala de livros e com sinopses próprias e opinativas. Só por isso já gostei e espero que vc continue.

    Não li "Capitães de Areia", mas sempre achei o universo de Jorge Amado riquíssimo, gosto muito.

    ResponderExcluir
  5. Comecei a ler este livro uma vez, mas na época a leitura não era nada maisn que uma obrigação escolar e por isso não terminei de ler. Hoje que tenho a leitura como um habito tenho vontade de ler esta obra, desta vez por inteira. Mas estou cheio leituras obrigatorias para um vestibular aqui em poa, entre outras coisas que estou lendo, quero ver se acho um tempo pra esse livro, por ser um tema infelizmente atemporal...

    Quando olhamos para crianças nas ruas, na maioria das vezes ou olhamos com pena ou desprezo, quase nunca com consideração...

    Um abraço!

    http://estevespensando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. ja ouvi muito falar desse livro, e até já tive que ler para a escola, mais nem li! eu na verdade não curto a literatura brasileira, mais falam que as obras de jorge amado são ótimas ne..

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conheço essa obra mas independente de conhecer ou não esse tão comentado classico, adoro jorge Amado e todas as suas obras contém um Q especial. Fica como uma otima sugestão.

    ResponderExcluir
  8. A sugestão valeu muito apena acabo de ler "Capitães da areia" e simplesmente adorei, me emocionei tanto que cheguei a chorar, nossa!! Jorge Amadoo souber ser um autor inesquecivel. Lindo Perfeita a obra.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o seu blog..
    Estou lendo "Capitães da areia", estou adorando..

    ResponderExcluir
  10. Já li esse livro e adorei!
    Muito bom!

    ResponderExcluir