segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Pequeno Príncipe - Saint-Exupéry



Sem sombra de dúvida esse é um livro do qual você ao menos uma vez na vida já ouviu falar.
Apesar da popularidade, algumas pessoas ainda não leram essa magnífica obra de arte, porque é isso que esse livro é, uma obra de arte.Se você é uma dessas pessoas, não sabe o que está perdendo..
Esse é o tipo de autor onde podemos notar a gritante diferença entre escrever e escrever bem.Mas, por quê?
SIMPLES.O livro pode ser definido assim: SIMPLES.Os personagens são comuns, uma rosa, uma raposa, um rei, um adulto solitário, um príncipezinho...E se você o ler com pressa, sem prestar a devida atenção no que o autor quis dizer, de fato não passará de uma SIMPLES história infantil.
Devido à simplicidade com que Saint-Exupéry escreveu, a obra é extremamente versátil, enquanto ela pode não passar de uma simples história infantil pra alguns como já disse acima, para os mais atentos, é uma linda e pura história que nos faz pensar melhor em nossos valores.Cada palavra não está no livro por acaso, deve ser refletida, calmamente, todas tem um significado mais profundo, há uma filosofia implícita..
BASICAMENTE, mas bem basicamente a história é a segiunte:
Um pequeno príncipe que morava em um planeta com uma rosa, vem para a Terra, onde observa como é estranho o comportamento de adultos, como nós vivemos isolados uns dos outros.Nessa aventura, ele descobre o que faz de cada um, um ser único.O que realmente importa em uma verdadeira amizade..
O valor das pequenas coisas nos é trazido de volta, há um aconselhamento oculto em toda a narrativa...
Com toda essa sutileza e muita imaginação Saint-Exupéry certamente escreveu um dos livros mais lindos de toda a história da literatura.Não importa se você tem 10, 15, 20, 50 anos!A história o cativará, e durante toda a leitura um delicioso gosto de infância pura nos vem à boca..
Dá vontade de ler e reler, sem dúvida é uma obra essencial para qualquer amante de bons livros..

5 comentários:

  1. Morro De Vontade De Ler ...
    Mas Vou Tomar Coragem E Compra-Lo ...

    ResponderExcluir
  2. Li, sim: há MUITOS anos atrás. Vc tem razão, é uma história que pode ser lida com percepção puramente infantil ou não. Muito boa a sua resenha.

    ResponderExcluir
  3. MUITA vontade de ler, só falta a coragem. tô muito lerda. rsrs

    Ótima resenha, vou tomar vergonha na cara :D

    ResponderExcluir
  4. Realmente, poucas pessoas nunca ouviram falar nesse livro, principalmente por conta da célebre frase "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas", mas curiosamente, embora sua fama, realmente muita gente ainda não leu. Eu sou um deles!!!!!

    Excelente dica, e embora não o tenha lido, sei que não se trata de uma história infantil, e traz lição para uma vida inteira!

    ResponderExcluir
  5. Nunca li, mas tenho vontade!Farei isso!
    http://midisouza.blogspot.com/
    Amei o blog

    ResponderExcluir