domingo, 8 de agosto de 2010

O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini



Chega de histórias em que o romance entre duas ou mais pessoas fica em primeiro plano durante toda a obra.
Em 'O caçador de pipas' uma relação de dois amigos é a protagonista de toda a história.Todos nós admiramos, amamos, nos espelhamos em nossos amigos, em uma história de amizade ao contrário do amor, podem ocorrer inúmeros sentimentos, incidentes...
Quando lemos sobre crianças, automaticamente parece que nosso coração amolece, se abre para toda e qualquer experiência pura e simples, Khaled Hosseini soube aproveitar muito bem esse nosso estado de espírito em que ficamos.
Como local onde se passa a narrativa, temos o Afeganisitão, na década de 70.Como personagens principais, Amir e Hassan, dois meninos diferentes tanto na posição que ocupam socialmente quanto nas qualidades e defeitos, mas o autor deixa nítido o quão parecidos eles são na essência...
Mas o livro não é só uma 'narrativa bonitinha', contrastando com a pureza de uma relação de amizade infantil, o autor aborda temas extremamente sérios como o abuso sexual.
Podemos também tirar uma lição de como uma escolha, uma amizade, pode nos mudar para sempre, de como é importante obter o perdão, principalmente de nós mesmos..
Ao ler 'O Caçador de Pipas' a importância de nossas escolhas transparece, é impossível não se identificar com trechos do livro - que é escrito de um jeito deliciosamente fácil de ler- a emoção, a sensibilidade ficam à flor da pele.
Se não bastasse fugir do roteiro básico da maioria dos livros, existe uma mistura de sentimentos na obra de uma forma incrvelmente intensa.Em um momento vc está emocionado com uma atitude de um dos dois, no outro, de boca aberta com algum acontecimento, em seguida já está chorando ou sorrindo de novo..
É possível que você não goste do livro-dificilmente-, mas é impossível que ele não desperte em você a ideia do que é e pra que serve uma grande amizade!
Boa leitura =)

15 comentários:

  1. Assisti o filme...

    Sem palavras muitooooooo bom

    www.ahistoriacomoelafoi.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Já assisti ao filme e presenteei minha amiga no ano passado com o livro. Em breve comprarei o meu e lerei.

    Muito legal o seu blog. O vi em uma comunidade.
    Estou te seguindo.

    Abraço e sucesso.

    http://emsimplespalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu ja li e amei mesmo muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Quero ler, sei que tornou-se um filme Cult de sucesso. Só não acho que a maioria dos livros aborde assim ou assado; creio que à moda dos filmes depende-se da onde se procura.
    Viva a Literatura, leiamos sempre!

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi inúmeros comentários positivos a respeito dessa obra. Eu particularmente não li o livro, mas diante dos comentários não resistir não assistir o filme. Eu sei que os livros sempre são infinitamente melhores, por mais interessante que pareça o filme, mas um dia eu leio.
    Durante o visualização do filme a gt nota como a história realmente envolve e emociona. Como vc transita facilmente entre sensações e sentimentos. Eu mesma fiquei muito chateada com o menino mais rico pela falta de fidelidade e companheirismo com o amiguinho que se mostrou sempre fiel e cúmplice. Mas a grande lição do livro, entre outras, é o perdão e no concerto de coisas passadas, como vc bem descreveu. Eu acho muito importante alguém plantar a sementinha da curiosidade da leitura. O Brasil precisa de mais leitores, mais pessoas sensíveis e capazes de discutir a realidade e a sociedade que vivem.
    Parabéns pela sua iniciativa.

    Se quiser me visitar
    http://coracaoonline.blogspot.com/
    Será um prazer recebâ-la.
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Já li esse livro é realmente muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Um blog necessário! Ótimo ler resenhas críticas pela paixão à leitura, não como um resumo de um produto pré-venda! Já adiciono aos favoritos desde já, pois os livros citados também são ótimos!

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha... digna de críticos literários. Fiquei com vontade de ler essa obra... parabéns.

    Esperamos a sua visita e quem sabe a retribuição do comentário em:

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ja ouvir falar do filme, vou ver se arrumo um tempo pra da umaa lida nesse livro...

    Gostei da resenha do livro

    ResponderExcluir
  10. ja assisti o filme, a minha irmã tbm leu o livro disse qe é otimo ! se qiser visitar o meu blog:
    http://zeruellas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. bellissimo filme eu
    recomendo qm gosta de filme
    vai assistir vala apena.
    ou pega o livro e ler ta.

    ResponderExcluir
  12. Um dos melhores livros que ja li até hoje, não gostei muito do final, mas as lições passadas por ele são muito valiosas, e pouco valorizadas.

    ResponderExcluir
  13. JA VI ESSE FILME E MUITO BOM MESMO. PARABENS PELO BLOG VOU SEGUI UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  14. Assisti ao filme e realmente é maravilhoso, boa dica de livro.

    ResponderExcluir